27.4.08

Mahjong



Enquanto o Miguel fotografava eu viajava pelas memórias da minha família paterna. Este jogo sempre juntou gerações. E histórias. Repetidas ou acabadas de acontecer, verdadeiras ou com alguma invenção. Havia espaço. Para dizer o que quiséssemos. Ia andando pelas mesas. Pelas diferenças. Jogam sem honras, ventos ou flores no meio de uma muralha diagonal. Jogos rápidos, a dinheiro, com pongs, kongs e xaus de silêncios triunfantes. Mas o som… o som das peças é o mesmo. Juntam as teorias da Tia Zé, do chinezinho que indicava o Norte, a um intervalo para beber chá chinês, juntam os jogos bonitos da Tia Ida às mãos enrugadas que espalham o jogo. Juntam conversas. Juntam gerações. E contam histórias. Verdadeiras ou com alguma invenção. Mas com uma intimidade que ultrapassa os lugares do mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida,
É mesmo assim que sinto o mahjong.
A família, o som das pedras, os grandes momentos de conversa, as grandes ousadias de "Só" jogos difíceis, o prazer de contar histórias e claro o partilhar das grandes alegrias e tristezas. Viver em família.
Clara mãe

Anónimo disse...

Tenho tido pouco tempo para palavras,mas claro que as tuas descrevendo o mahjong, eme tocaram e intrigaram...? Não jogam com 144 pedras? sem honras sem ventos e sem flores, só 108 pedras? será para não perderem tanto dinheiro, pois os jogos sem essas pedras não dobram...
como para ti nasci com o mahjong,só muito tarde percebi que a maior parte das famílias nem sequer sabiam que ele existia, pois no 1ºpequeno mundo ele sempre esteve presente e não só na família nessa parte diferimos pois em Carcavelos em quase todas as casas havia um mahjong.
Mas a imagem das mãos enrrugadas apesar de serem outras mãos é a mesma,espero que as próximas gerações tenham as mesmas recordações que nós,por mim vou fazer os possíveis para que elas sobrevivam...
Bjs Didi

Anónimo disse...

Também nós jogávamos Majong...
Muitos beijinhos teresa MF

Anónimo disse...

Também nós jogávamos Majong...
Muitos beijinhos teresa MF

Anónimo disse...

A minha Avó deixou-me o Majong com que nós jogavamos quando era mais novito (pedras lindas de marfim e bambu). O problema e que já não sei jogar. Indicam-me por favor um bom site para aprender novamente ?